terça-feira, fevereiro 28, 2006

Lançamentos: Cindy Kat

Desde ontem, Segunda-Feira dia 27, que chegou às lojas o primeiro albúm do projecto português Cindy Cat. O conjunto é formado por dois ex-elementos da Sétima Legião, Pedro Oliveira e Paulo Abelho, e ainda João Eleutério. O albúm tem nome homónimo e o primeiro single intitula-se "Polaroid". O disco conta ainda com participações especiais de Gomo, Pedro Abrunhosa, Sam e JP Simões.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Cinema: O Céu Gira

Título original: El Cielo Gira
De: Mercedes Álvarez
Com: Antonino Martínez, Silvano García, José Fernández, Cirilo Fernández, Pello Azketa
Género: Documentário
Site oficial: -
M/12
Espanha, 2004
115 min.

Sinopse:
Este é um documentário que nos traz o quotidiano da aldeia de Aldeaseñor, em Espanha, onde restam apenas 14 habitantes. São a última geração, depois de mil anos de história interrompida. Hoje, a vida continua mas em breve, vai extinguir-se sem deixar testemunhas. "O Céu Gira", Melhor Filme nos Festivais de Roterdão, Paris e Buenos Aires, onde ganhou também o Prémio da Crítica Internacional, é o primeiro documentário da realizadora Mercedes Álvarez e um retrato intimista, delicado e divertido sobre a aldeia em que nasceu.

domingo, fevereiro 26, 2006

Onda Curta: Playlist da 31ª edição

1ª Hora
1 - Camarão: "Denken ist Plastik"
2 - Funami: "Far from Rio"
3 - Gadz: "I'm coming back for you"
4 - Lemur: "Chuck Norris"
5 - SiNai: "1 2 3 Revolução"
6 - Starlux: "Low radiation"
7 - Loto: "The boy"
8 - The Unplayable Sofa Guitar: "Words I wondered"
9 - Ölga: "Money"
10 - Plaza: "Easy date"
11 - Bangguru: "I wanna dance"
12 - Submarine: "You can get up and dance"

2ª Hora
1 - Cindy Kat: "Polaroide"
2 - Complicado: "Lover... 26"
3 - Soma: "Umbigo"
4 - Ölga: "The hunt"
5 - Submarine: "Deep wings"
6 - Plastica: "Bugs & Astronauts"
7 - David Fonseca: "Swim"
8 - Bangguru: "Andology"
9 - Camarão: "Phantom's Catwalk"
10 - Rocky Marsiano: "The runaway beat"
11 - Orgasmo: "Nova"

sábado, fevereiro 25, 2006

Onda Curta, edição nº 31

Desde já as minhas sinceras desculpas pela não actualização habitual do blog nestas últimas duas semanas, mas por motivos pessoais não o tem sido possível. Pelo menos o Onda Curta tem vingado na sua emissão radiofónica. Neste Sábado, continuámos a destacar os artistas em foco neste mês: Bangguru, SiNai, Submarine, Camarão, Ölga, e Rocky Marsiano. Na edição de hoje, houve também espaço para os filmes "Capote", "O Céu Gira" e "Mrs. Henderson Presents", todos eles estreias semanais nas salas nacionais. Na rubríca de Ciência & Tecnologia, chegaram-nos noticías do próximo sucessor do DVD, o HD-DVD, e ainda das cinco estrelas capazes de albergar vida extraterrestre nos seus sistemas solares.


O Onda Curta voltará à Rádio Vidigueira no próximo Sábado, apetrechado de novidades, portanto mantenham-se atentos! E aproveitem para partilhar notícias ou músicas enviando-as para ondacurta.rvidigueira@iol.pt!

sábado, fevereiro 18, 2006

Onda Curta, edição nº 30

Hoje, apesar dos problemas técnicos que me impossibilitaram divulgar grande parte da informação habitual, foi conseguido mais uma grande emissão com o melhor dos novos projectos da música nacional! Mesmo assim, ainda houve espaço para serem apresentados os filmes "Walk the line" de James Mangoid e "Syriana" de Kayvan Novak, dois candidatos ao Óscar de melhor filme, na edição deste ano dos prémios mais conhecidos do mundo do cinema.


Para a semana, sabes que podes contar com mais uma emissão do Onda Curta e até lá, espero que me envies sugestões, notícias ou músicas para ondacurta.rvidigueira@iol.pt!

sábado, fevereiro 11, 2006

Onda Curta, edição nº 29

A edição de hoje ficou marcada com as estreias de vários novos projectos da música portuguesa: SiNai, Cindy Kat, Orgasmo, Soma, sUBMARINE e Camarão. Com forte destaque continuam também os Bangguru, os Ölga, os The Room 74 e Rocky Marsiano. No mundo do cinema, centrámos as atenções em "O segredo de Brokeback Mountain" de Ang Lee, um dos mais fortes candidatos a arrecadar a vitória nas principais categorias dos Óscares deste ano, e "Pecado Capital" de Mikael Håfström. Na rubríca de Ciência & Tecnologia, foi-nos dado a conhecer um novo paraíso natural na Terra, mais propriamente nas montanhas Foja, na Indonésia.


Volto a fazer um convite a todos os que queiram participar e contribuir para este blog ou para a edição radiofónica, com sugestões, notícias e músicas, que as enviem para ondacurta.rvidigueira@iol.pt ! O programa voltará à Rádio Vidigueira, na próxima semana, com o melhor que a nova música portuguesa tem para te oferecer!

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

O Regresso do "Ritmo" às noites Alentejanas!

O conhecido programa "Ritmo da Noite", regressa às suas regulares emissões já nesta madrugada de Sábado para Domingo, entre as 0h00 e as 2h00. Não vais querer perder uma emissão na qual o Dj Seven (Marco Abundância) irá certamente fazer estremecer a planície alentejana, ao som das mais recentes novidades do universo House. "Ritmo da Noite", com DJ Seven, semanalmente, nos 90.0 FM da tua Rádio Vidigueira!

Lançamento: novo albúm dos Naifa já em Março

É já no próximo mês de Março que vamos voltar a ouvir os Naifa no Onda Curta. E isso muito por culpa do novo trabalho que a banda irá lançar no dia 2 desse mês. O sucessor de "Canções Subterrâneas" terá o título de "3 minutos antes da maré encher" e conta com dez novas canções, cujas letras são poemas de reconhecidos poetas nacionais. A banda de João Aguardela, Mitó e Luís Varatojo tem ainda prevista uma digressão por todo o país.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

TOP Rádio Vidigueira

Já participaste no Top da tua Rádio? Pois fica a saber, que o Top é feito pelas tuas próprias escolhas! Basta enviares um e-mail para topradiovidigueira@iol.pt, com o nome de 6 artistas e respectivas músicas que tu mais gostas de ouvir. Mas atenção! Como o Top é feito de duas edições (uma de música portuguesa e a outra de música estrangeira) deves repartir a tua votação entre as duas horas, ou seja, a tua escolha deve incidir sobre 3 músicas dos países lusófonos e 3 músicas estrangeiras! Depois confirmas os resultados, todos os Sábados ao final da tarde, na Rádio Vidigueira!

Edição Músicas Estrangeiras: 19h - 20h com Alexandra Caramelo
Edição Músicas Portuguesas: 20h - 21h com Ana Batuca

Tecnologia: Mega-rede Wi-Fi

Já imaginaste ter acesso à internet em qualquer lugar do mundo e sem utilizar nenhuma ligação por fios? Os gigantes da informática Google e Skype estão a ponderar a criação de uma rede global de wi-fi, que facultará um acesso em banda larga sendo acessível a partir de qualquer parte do mundo. O projecto arrancará com um capital inicial de 22 milhões de euros e pretende activar os primeiros hotspots já nos próximos meses.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Concerto: UHF no Coliseu de Lisboa

Dia 7 de Abril, é a data na qual os já míticos UHF sobem ao palco do Coliseu de Lisboa para apresentar o seu mais recente albúm de originais "Há Rock no Cais". Os bilhetes já estão à venda e custam entre 15 a 20 euros. Não percas um concerto que de certeza será inesquecível!

Festival Gastronómico em Vidigueira de 24 a 26 de Março

É já no próximo mês de Março, que decorrerá em Vidigueira o Festival Gastronómico “A Pão e Laranjas”. O certame decorre entre 24 a 26 de Março, no largo Frei António Chagas e integra a terceira mostra de Pão e Doçaria Tradicional. O pão vai novamente dar o mote a este festival tradicional que este ano inclui uma novidade, as laranjas, devido aos inúmeros pomares no concelho. Este festival contará também com um espaço destinado a tasquinhas com programas de animação e espectáculos musicais. Aguardaremos então por mais pormenores sobre a edição deste ano, que certamente trará "água na boca" a todos os visitantes!

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Cinema: "Munique"

Título Original: Munich
Realização: Steven Spielberg
Com: Eric Bana, Daniel Craig e Mathieu Kassovitz
Site oficial:
www.munichmovie.com
Género: Drama
M/16
EUA, 2005
164 minutos

Sinopse:
Em Setembro de 1972, um ataque terrorista desenrola-se perante os olhares de 900 milhões de telespectadores por todo o globo. Decorria a segunda semana dos Jogos Olímpicos de Verão, em Munique, na Alemanha Ocidental, quando sem aviso, um grupo extremista palestiniano invadiu a Aldeia Olímpica, matando dois membros da equipa israelita e capturando nove elementos como reféns. Em "Munique", Steven Spielberg fala não só dos trágicos acontecimentos de 72, mas também da retaliação israelita que se seguiu, designada como "Operação Ira de Deus". Avner é um jovem israelita, oficial dos serviços secretos, cuja missão será perseguir e matar 11 homens acusados de terem arquitectado o ataque em Munique.

Agenda de Concertos de 7 a 11 de Fevereiro

Terça-Feira, dia 07 de Fevereiro

Gota - Fnac, Almada

Loops - Fnac Sta. Catarina, Porto

Lupanar - OndaJazz, Lisboa


Quarta-Feira, dia 08 de Fevereiro

Gota – Fnac CascaiShopping, Cascais

Rouxinol Faduncho - Fnac Colombo, Lisboa

Sir Scratch – Fnac, Almada


Quinta-Feira, dia 09 de Fevereiro

EZ Special + Squeeze Theeze Pleeze + Boite Zuleika + Fadomorse + Sir Scratch + Denário - Parque Municipal das Feira, Vinhais 21:00

G5 - Santiago Alquimista, Lisboa 23:00

Som Ibérico - Fnac NorteShopping, Matosinhos


Sexta-Feira, dia 10 de Fevereiro

Carlos Bica - Cine-Teatro, Alcobaza

Cave of the Tigers + Nuno Rebelo & Marco Franco - Casa das Artes, Famalicão

Joana Machado - Fnac Chiado, Lisboa

Mário Laginha Trio - Teatro Municipal, Faro

Revolotion + Sir Giant + Rejects United + Voices In Your Head - Santiago Alquimista, Lisboa

The Vicious Five - Casa da Cultura, Loulé


Sábado, dia 11 de Fevereiro

Camarão & DK - Club Mercado, Lisboa

Carlos Bica - Teatro Virgínia, Torres Novas

Cave of the Tigers + Nuno Rebelo & Marco Franco – ZdB, Lisboa

d3ö - Porto-Rio, Porto

Manifestos + Beeper + Contrabando + One O One - Santiago Alquimista, Lisboa

Noiserv + Goodbye Toulouse - Sociedade Harmonia Eborense, Évora

Orquestra de Jazz de Matosinhos - Cine-Teatro, Alcobaça

Prince Wadada - Fnac Chiado, Lisboa

Projecto 103 - Fnac Algarve Shopping, Albufeira

Squeeze Theeze Pleeze - Fnac NorteShopping, Matosinhos e Fnac GaiaShopping, Gaia

The Vicious Five - Associação Recreativa e Cultural de Músicos, Faro

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Tecnologia: Motor de busca Europeu a chegar

O lançamento do motor de busca online, Quaero ("busca" em Latim), está marcado para o próximo mês e os responsáveis do projecto já fizeram saber que, inicialmente, o novo motor de busca terá 4.000 milhões de páginas indexadas, existindo o objectivo de chegar aos 8.000 milhões de páginas registadas até ao final do Verão. Quaero é uma iniciativa franco-alemã, que está a ser desenvolvida no Centro Francês de Investigações Científicas e que visa fazer frente ao gigante norte-americano Google. O projecto conta não só com o apoio de grandes empresas de ambos os países, como a Thomson ou a France Telecom, mas também de universidades e centros públicos de investigação.

domingo, fevereiro 05, 2006

Digressão: The Gift

A partir do próximo dia 10 de Fevereiro, os The Gift vão promover no Brasil o álbum "AM/FM", o seu mais recente trabalho de originais editado no final de 2004. A banda de Alcobaça vai passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Recife. De seguida, os The Gift planeiam conquistar o mercado espanhol, onde o disco já está à venda desde Abril de 2005.

Rock in Rio 2006: Da Weasel confirmados

Os portugueses Da Weasel são a mais recente confirmação para o Rock In Rio - Lisboa 2006, evento que terá lugar no Parque da Belavista nos dias 26 e 27 de Maio e 2, 3 e 4 de Junho. A banda de Almada actua a 3 de Junho. Até ao momento, também já estão confirmados para o festival Ivete Sangalo, Jota Quest, Xutos & Pontapés e Carlos Santana.

sábado, fevereiro 04, 2006

Onda Curta, edição nº 28

O Onda Curta continua a divulgar os novos valores da música nacional e hoje, mais uma vez, não houve excepção a esta regra. Desta vez não houve novidades musicais, mas o espírito irreverente do programa manteve-se ao som, de por exemplo, Bangguru, Ölga e Rocky Marsiano. Os filmes em destaque esta semana foram "Munique" de Steven Spielberg e "Na escuridão" de John Fawcett. A rubríca de Ciência & Tecnologia trouxe-nos um estudo que aponta as alterações climáticas que o nosso país vai sofrer durante este século, fruto do aquecimento global. E por falar em aquecimento, começa a aquecer o ambiente em torno dos grandes festivais deste Verão, visto já se encontrarem à venda os bilhetes para a 10ª edição do Festival do Sudoeste, onde Gentleman, Xutos & Pontapés e DJ Rui Vargas já estão confirmados.

Na próxima semana haverá mais Onda Curta na tua Rádio Vidigueira mas até lá, envia-me sugestões, notícias ou músicas para ondacurta.rvidigueira@iol.pt !