quinta-feira, janeiro 11, 2007

Entrevista exclusiva: Bangguru

João Pico, um dos elementos dos Bangguru, já uma aposta mais que ganha no Onda Curta, concedeu uma entrevista exclusiva ao teu programa sobre o seu projecto. Vale a pena leres e descobrires mais um pouco sobre uma das sensações portuguesas do momento...

Onda Curta (OC): Este projecto comemorou há pouco tempo 3 anos de existência. Em que contexto surgiu?
João Pico/Bangguru (JB): O projecto BanGGuru, surgiu pouco depois de eu ( Joao Pico) ter saido dos Ghost in The Machine. Como tinha varias composições em carteira, e queria explorar novos ambientes e texturas musicais, pensei em formar um novo projecto. Encontrei a Marisa, que já tinha trabalhado connosco, e durante 2 anos ficamos em casa a compor e escrever.

OC: Porquê do nome "Bangguru"?
JB: Bem é a junção de dois fonemas Bang, de explosão acontecimento, e Guru sabedoria ou mestre. Juntos soaram bem e optamos por este nome. Na altura nao foi um processo tão consciente, surgiu apenas...BanGGuru - não que o Guru seja um de nós...mas a musica em si, os dois GG resultam bem no aspecto grafico... :)

OC: A edição do vosso albúm pela Chiado Records, representou sem dúvida um marco na vossa carreira. Consideram que conseguiram vingar no panorama musical português?
JB: A edição do nosso album foi um processo muito natural. Era o caminho a seguir, já tinhamos varias musicas em carteira. um conjunto de musicas com coerencia suficiente para se ouvir em album. Estamos muito contentes com os resultados. Somos realistas, mas optimistas. 3 videos na televisao, uma musica no no1 top antena3, outras ainda passam em varias radios, contrato assinado por uma label em londres....são tudo indicadores que nos alimentam e nos dão vontade de continuar.

OC: Quais as vossas influências, musicais e pessoais, para a contrução das vossas músicas?
JP: Somos todos muito diferentes, e muito ecleticos. Eu que componho muito para BanGGuru, venho da área do jazz. Mas desde musica classica a etnica influenciam BanGGuru. O Pedro por exemplo dá um lufada de Rock ao projecto, já a marisa é mais melodica, mais electro-Pop. O Joao Hora e o Zé complementam com influencias q vão do Jazz a musica experimental.

OC: Juntamente com o cd, está um dvd com os vossos videoclips. Qual a necessidade desta edição logo com 10 videos?
JP: Eu trabalho em televisao, e realizo varios videos de musica. Se me dá gozo , eu faço. Como estamos no meio, nao nos custou nada produzir varios videos para BanGGuru. A Net tem sido um meio importantissimo para o projecto, pois sites como o YOUTUBE, ajudaram a divulgar o nome dos BanGGuru. Por outro lado como funcionamos em palco Com o Tiago Castro ( VJ) acho q complementa muito o projecto ter uma vertente muito visual.

OC: Há algum videoclip que queiram destacar? Existe também alguma música que vos seja mais especial que as outras?
JP: Talvez o video do Time Loser, foi o primeiro a começar e o ultimo a acabar. Deu.nos muito trabalho. todas as musicas\n foram importantes e ainda o são. Cada musica tem a sua historia e ainda nos lembramos de quando e como as fizemos. Mas talvez o another 80's por ser o primeiro single, o Love Loss por ser a cançao do album, e o Target Love que é bem disposto.

OC: Que outros projectos possuem os Bangguru para o futuro?
JP: Antes do segundop album talvez lançar um album na Net, mas ainda nao temos certezas. Continuar com bons espectaculos, e fazer dançar a plateia é o nosso objectivo agora... :)