sexta-feira, novembro 25, 2005

Aviso: Amanhã não haverá programa

Por motivos pessoas, amanhã o Onda-Curta não terá a sua habitual emissão na Rádio Vidigueira. O programa voltará no seu horário habitual no próximo Sábado, retomando os destaques dos novos projectos da música nacional!

terça-feira, novembro 22, 2005

Agenda de Concertos, de 22 a 25 de Novembro de 2005

Terça-Feira, dia 22 de Novembro

Barbez + Lupanar – ZdB, Lisboa 23:00

Eroscópio - Fonoteca Municipal, Lisboa 21:30

Os Azeitonas - Fnac NorteShopping, Matosinhos 22:00

Pedro Barroso – Fnac, Almada 21:30


Quarta-Feira, dia 23 de Novembro

Os Azeitonas – Fnac, GaiaShopping 22:00

Post Hit – Frágil, Lisboa


Quinta-Feira, dia 24 de Novembro

Bandex - Santiago Alquimista, Lisboa

Bicho de 7 Cabeças - Fonoteca Municipal, Lisboa 21:30

Celso Fonseca - Casa das Artes, Famalicão 22:00

David Fonseca - Centro Comercial Dolce Vita, Miraflores

Polar + Phoebus - Lounge, Lisboa 23:30

Rodrigo Leão + Garoto - Aula Magna, Lisboa 21:30

Sinai - B-Flat, Matosinhos 23:00

Xutos e Pontapés - Coliseu, Lisboa 22:00


Sexta-Feira, dia 25 de Novembro

Gigantiq + Plan Manuel Mota - Espaço Chapelaria, Barreiro 22:00

Mata Ratos + God - Clube Lua, Lisboa 00:00

Bernardo Sassetti, Mário Laginha e Pedro Burmester - Centro Cultural de Belém, Lisboa 21:00

Carlos Polónia + Paulo Barros + Edgar Zim Project - Teatro Helena Sá e Costa, Porto 21:30

Filarmónica Gil - Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 22:00

Feromona - Lisboa Bar, Lisboa, 23h00

Cinema: "Manô"

Título Original: Manô
Realização: George Felner
Com: George Felner, Adelaide de Sousa, Diogo Infante, Canto e Castro
Site oficial:
www.costacastelo.pt/mano
Género: Comédia
M/12
Portugal, 2005

Sinopse:
Uma equipa de trabalhadores da construção civil está a demolir um antigo estúdio de cinema. Queimam-se bobines de filmes há muito esquecidos. Mas Manô, uma das personagens da velha dupla "Manô e Delo", das antigas e esquecidas curtas-metragens cómicas a preto e branco dos anos 20, resiste ao incêndio e volta ao mundo real. Mariana é uma excêntrica e criativa fotógrafa que fica fascinada por Manô e tenta descobrir a razão do seu regresso à Terra. Já Marco é um psiquiatra conservador que não vê Manô nem as suas tropelias com muito bons olhos.

sábado, novembro 19, 2005

Onda-Curta, edição nº 22

A edição deste Sábado ficou marcada essencialmente pela estreia do programa em novo horário. Agora, semanalmente, entre as 14h00 e as 16h00, podes escutar na Rádio Vidigueira o melhor dos novos projectos musicais nacionais. Os Dead Sea Israel deram hoje o pontapé de saída para duas horas bastante animadas, com o tema "The perfect pop song". Destaque para os filmes "Ferro 3" de Kim Ki-duk e "Manô" de George Felner. Na rubríca de Ciência & Tecnologia, a novidade é a criação do primeiro chip bio-electrónico.


Até ao próximo programa, mantenham-se em sintonia com a Rádio Vidigueira e aproveitem para enviar sugestões ou as vossas músicas para ondacurta.rvidigueira@iol.pt!

domingo, novembro 13, 2005

Desafio: Onda Curta procura novos projectos

Será então no próximo Sábado que o Onda Curta conhecerá mais uma nova etapa na sua ainda "curta" existência. Apesar de os conteúdos do programa não se alterarem significativamente, mantendo-se assim a forte aposta nos novos talentos nacionais para além das habituais rubrícas, o Onda Curta procura iniciar uma nova fase, onde apostará cada vez mais em projectos menos conhecidos do público. Procuram-se então projectos musicais regionais/nacionais em início de carreira com trabalhos originais e estilos próprios. Se tu tens material pronto a ser escutado e divulgado ou se conheces algum amigo que esteja nessa condição, não hesites em partilhar a música connosco! Envia um texto de apresentação juntamente com a maquete para ondacurta.rvidigueira@iol.pt ou

Rádio Vidigueira,
Programa "Onda-Curta"
Estrada da Circunvalação
7960 Vidigueira


À semelhança dos Virgem Suta, de Beja, ou de Gadz, de Cuba, podes ser o próximo a ter destaque na tua Rádio Vidigueira!

sábado, novembro 12, 2005

Eventos: Moura BD 2005

A Igreja de Santa Maria, no interior do castelo de Moura, recebe a partir de hoje mais uma edição da Moura BD. "Ficção Científica" é o tema escolhido para comemorar os 15 anos deste importante salão alentejano de banda desenhada, que se prolonga até 27 de Novembro. A novidade desta edição é a primeira homenagem a um autor estrangeiro, o finlandês Jukka Murtasaari. Os outros home-nageados serão José Batista e Baltazar Ortega. Ao longo da Moura BD será possível ver nove exposições. Além das mostras do trabalho dos homenageados e da grande exposição sobre o tema, os 15 anos de Moura BD serão alvo de uma retrospectiva que pretende mostrar toda a evolução do salão. Sessões de cinema de animação, ou que de alguma forma tocam o tema da banda desenhada, estão marcadas para os fins-de-semana. Para mais informações visita o link www.cm-moura.pt/e_mourabd.htm#janela.

Onda Curta, edição nº 21

Hoje teve lugar o último programa no horário habitual (entre as 13h e as 15h). Apartir de 15 de Novembro, a Rádio Vidigueira lança a sua nova grelha e o Onda-Curta sofre um pequeno ajuste: passa a emitir entre as 14h00 e as 16h00. O conteúdo do programa não sofrerá siginificativas alterações: continuar-se-à a aposta nos novos projectos musicais nacionais, assim como nos vários destaques semanais do mundo da cultura e tecnologias. Tal como tem sido habitual. Neste dia 12 de Novembro, a aposta musical continuou em torno dos mais recentes lançamentos discográficos portugueses. Foram também apresentados os filmes "Elizabethtown" de Cameron Crowe e "Arsène Lupin" de Jean-Paul Salomé. Na rubríca de Ciência & Tecnologia, entre outras novidades, ficámos a conhecer as recentes inovações tecnológicas em torno do desporto-rei. Destaque ainda para mais uma edição da Moura BD, festival que se inicia hoje e terá lugar até 27 deste mês.


Já sabes então que o Onda-Curta regressará no próximo Sábado mas com novo horário. Até lá, fico à espera das tuas notícias ou sugestões que podes enviar para ondacurta.rvidigueira@iol.pt!

quinta-feira, novembro 10, 2005

Cinema: "O Fiel Jardineiro"

Título Original: The Constant Gardener
Realização: Fernando Meirelles
Com: Ralph Fiennes e Rachel Weisz
Site oficial:
www.theconstantgardener.com
Género: Drama
M/16
Grã-Bretenha, Quénia, 2005
129 minutos

Sinopse:
Numa zona remota do norte do Quénia, a brilhante activista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. E como tal, tudo indica tratar-se de um crime passional. Os membros do Alto Comissariado Britânico em Nairobi partem do princípio que Justin Quayle (Ralph Fiennes), o marido de Tessa, um pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Mas não podiam estar mais enganados... Assombrado pelo remorso e revoltado com os rumores sobre a infidelidade da sua mulher, Justin embarca numa perigosa odisseia para limpar o nome de Tessa e também para "terminar o que ela iniciara". Uma viagem que o levará aos meandros da poderosa indústria farmacêutica e às terríveis verdades que a mulher estava à beira de revelar. Baseado no "best-seller" homónimo de John Le Carré, "O Fiel Jardineiro" é um "thriller" sobre o amor e a busca da verdade, realizado por Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").

terça-feira, novembro 08, 2005

Agenda de Concertos de 08 a 11 de Novembro

Terça-Feira, dia 08 de Novembro

Camarão & Sagas - Fnac Colombo, Lisboa 21:00

The Vicious Five - Fnac CascaiShopping, 21:30


Quarta-Feira, dia 09 de Novembro

Camarão & Sagas - Fnac CascaiShopping, 21:30

Expensive Soul & Jaguar Band - Viseu 22:00

Ferro & Fogo + Quim Barreiros - Pavilhão da FAI, Tomar

Ópera do Falhado - Fnac Chiado, Lisboa 20:00


Quinta-Feira, dia 10 de Novembro

Camarão & Sagas - Fnac, Almada 21:30

Meira Asher + Guy Harris – ZdB, Lisboa 23:00

Riddim Culture + In The Guetto - Porto-Rio, Porto 23:00


Sexta-Feira, dia 11 de Novembro

Anthony & Co. - Santiago Alquimista, Lisboa

David Fonseca - Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra 22:00

Expensive Soul & Jaguar Band - Bragança 00:00

Funkyard - Porto-Rio, Porto 23:00

Gatafunho - Fashion Klub, Vila Real 23:00

Hella - O Meu Mercedes, Porto 23:00

Post Hit - Casa das Artes, Famalicão 22:00

Quinteto Bossanova - Tertúlia Castelense, Maia 23:30

The Unplayable Sofa Guitar - Biblioteca Municipal, Barcelos 22:00

The Vicious Five + Born A Lion - Café da Praia, S. Pedro de Moel 22:00

domingo, novembro 06, 2005

Cultura: Artes 2005 em Castro Verde

O Forúm Municipal de Castro Verde recebe desde ontem, 5 de Novembro, a exposição colectiva de artes plásticas "Artes 2005". Trata-se de uma mostra para todos os públicos, que junta obras de 32 artistas nas áreas da pintura e escultura. A exposição "concentra talentos" de vários pontos do País e integra as comemorações do 16º aniversário da Associação Cultural do Seixal. Estará patente ao público até ao dia 31 de Dezembro.

Eventos: Número Festival 2005

O Número Festival – 6º Festival Internacional de Multimédia, Filme e Música de Lisboa decorre, de 4 a 13 de Novembro, em vários espaços da capital. Subordinada ao tema “Neurological Games” (Jogos Neurológicos), a 6ª edição do festival aborda várias áreas do universo artístico, como a música, cinema, video, performances e exposições pretendendo, segundo a organização, “seguir uma direcção clara no sentido do multimedia em ligação a conteúdos artísticos baseados em novas formas de tecnologia, passando por áreas como a musica e as novas fronteiras do filme”. A presente edição decorrerá em três espaços distintos. O CLUB Lua acolherá, nos dias 11 e 12, os projectos musicais, onde se destacam nomes como Jay Jay Johanson, DJ Rupture, U-Clic ou Mécanosphère. Já o Fórum Lisboa e o Teatro Taborda acolhem os ciclos de cinema e video, bem como as performances e exposições, áreas que contam com a participação de trabalhos e convidados ilustres como Manoel de Oliveira ou Regina Guimarães, entre outros. Para mais informações sobre o festival visita www.numerofestival.com.

sábado, novembro 05, 2005

Onda Curta, edição nº 20

David Fonseca continua em destaque no programa. "Open legs wide" foi o tema retirado do recente "Our hearts will beat as one", o novo trabalho do compositor e cantor português, com que se iniciou duas horas do melhor que os novos projectos da música portuguesa têm para oferecer. Os The Gift, recentes vencedores do "Best Portuguese Act" nos MTV Europe Music Awards 2005, fizeram as honras ao iniciar a segunda hora do programa com "Wallpaper" tema do albúm "AM-FM". Foram apresentados os filmes "Na sua pele" de Curtis Hanson e ainda "O Fiel Jardineiro", um filme a não perder, do brasileiro Fernando Meirelles, o mesmo realizador de "Cidade de Deus". Do mundo da ciência chega a notícia de que foram descobertas duas novas luas no nosso sistema, mais propriamente em Plutão, enquanto na Tecnologia ficámos a saber que o Blue Gene, o computador mais rápido do mundo, já atinge os 280.6 teraflops de capacidade de processamento de dados!

Não percam esta noite em Évora a actuação dos Jesus, The Misunderstood na Sociedade Harmonia Eborense, e vão aproveitando para enviar e-mails com sugestões ou notícias para
ondacurta.rvidigueira@iol.pt.

quinta-feira, novembro 03, 2005

MTV Music Awards 2005: Pavilhão Atlântico ao rubro hoje à noite

Os prémios MTV Europe Music Awards são entregues esta quinta-feira numa cerimónia que decorrerá no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. O músico jamaicano Sean Paul e a cantora Alison Goldfrapp são dois dos convidados para a lista de apresentadores.
A cerimónia de entrega destes prémios contará com as actuações das Pussycat Dolls, Gorillaz, Madonna, System Of A Down, Shakira, entre outros. Contudo, apesar do evento decorrer em Portugal, nenhuma banda portuguesa actuará nesta cerimónia. Mesmo assim, estão cinco bandas nacionais em disputa pelo "Best Portuguese Act". São elas os Blasted Mechanism, Humanos, The Gift, Da Weasel e Boss AC.
O performer Shaggy e os actores Gael Garcia Bernal («Diários de Che Guevara»), Jared Leto («Lord of War») e Brittany Murphy («Sin City») são outros nomes na lista de apresentadores.

Top de Nacional de Vendas: David Fonseca no 1º lugar

O segundo trabalho de David Fonseca, "Our Hearts Will Beat as One", entrou directamente para o primeiro lugar do top de vendas de discos. O registo foi editado no dia 24 de Novembro. O top está constituído da seguinte forma:


1º - «Our Hearts Will Beat As One» - David Fonseca
2º - «Intensive Care» - Robbie Willians
3º - «D`Zrt» - D`Zrt
4º - «O Melhor de» - Rita Lee
5º - «Playing the Angel» - Depeche Mode
6º - «Crazy Hits» - Crazy Frog
7º - «Vivo» - Clã
8º - «Back to Bedlam» - James Blunt
9º - «Tudo ou Nada» - Kátia Guerreiro
10º - «Segundo» - Maria Rita

quarta-feira, novembro 02, 2005

Cinema: "O crime do Padre Amaro"

Título Original: O Crime do Padre Amaro
Realização: Carlos Coelho da Silva
Com: Soraia Chaves, Jorge Corrula, Nicolau Breyner
Site oficial: -
Género: Drama
M/16
Portugal, 2005
120 minutos

Sinopse:
O Padre Amaro, acabado de sair do seminário, chega a Lisboa para substituir um padre numa paróquia de um bairro pobre. É apadrinhado pelo seu antigo professor, o Cónego Dias, que dirige uma rica paróquia vizinha e lhe arranja estadia na casa da devota Joaneira. Amaro depara-se com um bairro onde a vida é complicada: miúdos sem futuro matam o tempo a ouvir música ou a seguir caminhos fora da lei. Mas os verdadeiros problemas do jovem padre começam apenas quando conhece Amélia, filha da Joaneira: bela, sensual e a dormir no quarto ao lado... A química entre os dois é imediata, mas muitas dificuldades entravam o romance: a condição de padre; o namorado de Amélia; e as dúvidas de Amélia provocadas por um trauma misterioso... Amável e trabalhador, Amaro conquista a confiança das gentes do bairro e sente-se rapidamente adaptado. É então que se consuma a paixão com Amélia e se tornam amantes. Mas Amaro acaba por revelar-se um ser desprezível, que usa e abusa de uma mulher, e não um homem apaixonado. Amélia é um objecto nas suas mãos. E o seu destino trágico acaba com a sua morte. "O Crime do Padre Amaro" é uma readaptação para o presente do romance de Eça de Queirós.