domingo, outubro 30, 2005

Ciência: Este domingo, Marte estará muito próximo da Terra

Na madrugada deste domingo, 30 de Outubro, o "planeta vermelho" poderá ser observado com um pormenor desarmante porque a distância entre Marte e a Terra será das mais pequenas de sempre. Marte estará mais perto da Terra, exactamente a 69.4 milhões de quilómetros, distância que, no entender dos especialistas, permitirá observar o "planeta vermelho" pormenorizadamente. Às 03h19, se o tempo ajudar, vamos ter a oportunidade de presenciar um verdadeiro espectáculo cósmico. O planeta será visível com o dobro do brilho por estar a "apenas" 69 milhões de quilómetros da Terra. Se olhar para o céu deverá ver uma estrela brilhante alaranjada. A oportunidade é única até porque este fenómeno só se irá repetir em 2018.

sábado, outubro 29, 2005

Onda Curta, edição nº 19

David Fonseca regressou esta semana aos originais. "Our hearts will beat as one" (2005) é o novo trabalho do artista que mereceu especial destaque hoje no Onda Curta. "Swim" e "Come into my heart" foram os temas escutados respectivamente no início da primeira e segunda horas do programa. Do mundo da 7ª arte, foram apresentados os filmes "Wallace & Gromit: A maldição do Coelhomem", a divertida obra de animação de Steve Box e Nick Park, e ainda o drama "O crime do Padre Amaro" de Carlos Coelho da Silva, numa readaptação para o presente do romance, com o mesmo nome, de Eça de Queirós. Na rúbrica de Ciência & Tecnologia, para além das novidades do sector das energias alternativas, ficámos a saber que amanhã por volta das 03h20, o planeta Marte estará a uma das distâncias mais curtas de sempre do nosso planeta Terra! A não perder o fantástico espectáculo visual que o acontecimento proporcionará!


Onda Curta, o programa que desde Maio deste ano aposta forte nos novos projectos nacionais, voltará no próximo fim-de-semana. Quero chamar a atenção para o facto de muito brevemente o programa sofrer uma pequena alteração de horário. Essa alteração ficará confirmada nos próximos dias, portanto, mantém-te actualizado, visitando regularmente o blog. Para mais informações ou sugestões, podes também utilizar o e-mail do programa: ondacurta.rvidigueira@iol.pt.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Concerto: Clã apresentam DVD hoje no Porto

Os Clã apresentam hoje "Gordo Segredo", o primeiro DVD da banda, na cidade do Porto, numa cerimónia marcada para o Passos Manuel. "Gordo Segredo" é o título do novo trabalho da banda de Manuela Azevedo, que chega às lojas no próximo dia 31 de Outubro. O registo apresenta a performance da banda no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, em Novembro de 2004, com a realização a cargo de Pedro Cruz. "Gordo Segredo" conta ainda com um documentário realizado durante a digressão, várias músicas e comentários dos membros dos Clã.

quinta-feira, outubro 27, 2005

Concerto: Norton em Évora Sábado à noite

Chama-se «Norton plays indie rock on film» e é uma iniciativa da Sociedade Harmonia Eborense, a decorrer no sábado, dia 29, no Espaço Celeiros, em Évora. Nessa noite, a partir das 23 horas, os Norton tocam versões de temas incluídos em filmes, como por exemplo, Lost In Translation. Para o efeito os Norton convidaram o colectivo de artistas vídeo algarvio, On The Road, João Santos (Rhodes e Sintetizadores) dos Puget Sound e Hélder Ferreira (guitarra) dos The All Star Project. A noite segue com um dj set de Rodolfo Matos.

terça-feira, outubro 25, 2005

Cinema: "Anthony Zimmer"

Título Original: Anthony Zimmer
Realização: Jérôme Salle
Com: Yvan Attal, Sophie Marceau, Sami Frey
Site oficial: -
Género: Thriller
M/12
França, 2005
90 minutos

Sinopse:
Criminoso na área das altas finanças, Anthony Zimmer é procurado pela polícia a nível mundial. Ninguém conhece o seu rosto, mas há um polícia, Akerman, que está um passo à frente dos outros perseguidores. Akerman sabe que Anthony Zimmer arriscará tudo para voltar a ver Chiara. Ela encontra-se com Zimmer, mas ele, para despistar os seus perseguidores, pede-lhe que se aproxime de um desconhecido e que finja que ele é a pessoa que a polícia mundial procura. Chiara escolhe François, um homem banal que, fascinado pela jovem mulher, rapidamente mergulha num pesadelo. Entre manipulações e falsas aparências, todos irão descobrir que são apenas peças num jogo de xadrez.

segunda-feira, outubro 24, 2005

Lançamentos: David Fonseca edita segundo álbum esta segunda-feira

O artista português David Fonseca edita o seu segundo álbum, intitulado «Our Hearts Will Beat As One», esta segunda-feira. O novo álbum foi gravado nos estúdios de Mário Barreiros e contou com a produção do mesmo. A apresentação oficial do mais recente trabalho está agendado para 11 de Novembro, num espectáculo no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. No concerto de Sintra, o músico é ladeado por Rita Pereira (piano), Sérgio Nascimento (bateria), Nuno Simões (baixo), Paulo Pereira (teclado e sintetizadores) e Ricardo Fiel (guitarra).

Agenda de Concertos de 24 a 28 de Outubro

Segunda-Feira, dia 24 de Outubro

Xutos e Pontapés + Squeeze Theeze Pleeze - Pavilhão 1 do Estádio Universitário, Coimbra


Terça-Feira, dia 25 de Outubro

Quim Barreiros + Meidin - Pavilhão 1 do Estádio Universitário, Coimbra

The Mission + Elusive - Paradise Garage, Lisboa


Quarta-Feira, dia 26 de Outubro

Alexandre Soares + Jorge Coelho + Complicado - Casa das Artes, Famalicão

Boitezuleika - Leiria

Las Guitarras Locas - Santiago Alquimista, Lisboa


Quinta-Feira, dia 27 de Outubro

Animator - Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra

Boitezuleika - Guarda

Hell is for Heroes + Easyway + TwentyInchBurial - Clube Lua, Lisboa

Humpty Dumpty - In Live Café, Moita

Uri Cane - Fnac Chiado, Lisboa


Sexta-Feira, dia 28 de Outubro

Gentleman + Terrakota - Parque das Nações, Lisboa

Alla Polacca - O Meu Mercedes, Porto

Anti-Clockwise + The Hellspiders + The Bare Necessities - Lotus, Cascais

Beltane - Santiago Alquimista, Lisboa

Boitezuleika - Fórum, Aveiro

Ethereal + FullMoonChild - ADN, Setúbal

Expensive Soul & Jaguar Band - Parque de Feiras, Portimão

Tucanas – ZdB, Lisboa

Ölga - O Meu Mercedes, Porto

domingo, outubro 23, 2005

Eventos: Festival Internacional de BD da Amadora

Está aí a 16ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. O certame, que decorre desde sexta-feira até 6 de Novembro, é dedicado ao sonho e expõe originais da série "Little Nemo", de Winsor McCay. A cidade da Amadora volta, assim, a estar no centro das atenções no universo da BD. O núcleo central do certame é a Estação de Metro da Falagueira, onde se podem ver trabalhos de Ricardo Ferrand, autor português em destaque. Aí, também estão patentes as exposições "O Sonho na Banda Desenhada: Little Nemo e Winsor McCay" ou "O Sonho da BD Portuguesa", que mostra ao público trabalhos de José Ruy, David Soares, Miguel Rocha, entre outros. Mas há mais! Na mostra, autores de todos os cantos do mundo divulgam os seus sonhos em BD na "Dream Comics". Para além da visita à Estação de Metro da Falagueira, também podes entrar no mundo das "histórias aos quadradinhos" pelas portas da Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. Se quiseres passear pelo universo da BD, fica a saber que, para além das exposições, podes contar ainda com uma feira do livro, concursos, lançamentos de novos álbuns ou debates.

sábado, outubro 22, 2005

Onda Curta, edição nº 18

Apesar da chuva, as novidades musicais de hoje trouxeram alegria a um dia tão cinzento. "Falling" dos The Temple, uma balada retirada do albúm "Diesel Dog Sound" (2005), da banda de heavy metal, foi o tema escolhido para dar o pontapé de saída a mais duas horas do melhor que os novos projectos nacionais têm para oferecer. Em estreia absoluta, também tivemos o projecto "Paredes - Caixa de Música" (2005), uma colectânea que reúne jovens projectos de variados estilos musicais. Destaque também para os Hands on Approach, eles que editaram este ano o albúm "Groovin' on monter's eye-balls", do qual escutámos a iniciar a segunda hora, o tema "Do you believe it". Do mundo do cinema, foram hoje apresentados os filmes "Os quebra-ossos" de Peter Segal e "Anthony Zimmer" de Jérôme Salle. Na rúbrica de ciência e tecnologia, ficámos a saber, entre outras coisas, que já existem óculos bastante futuristas que nos impedem de ver publicidade!


Este fim-de-semana de recordar que o amor está no ar em plena cidade de Beja! O 1º Festival do Amor tem logo à noite preparadas actuações dos Virgem Suta e dos Donna Maria no Cine-Teatro Pax Júlia. O Onda-Curta volta no próximo fim-de-semana e até lá aguardo as vossas sugestões ou notícias em ondacurta.rvidigueira@iol.pt!

quinta-feira, outubro 20, 2005

Eventos: Festival do Amor de 21 a 23 de Outubro

O amor estará no ar já este fim-de-semana em plena cidade de Beja. A cidade alentejana, organiza o 1º Festival do Amor, numa edição que ao longo de três dias, contará com diversos eventos espalhados por toda a cidade, nomeada-mente tasquinhas, astrólogos, videntes, curandeiros do amor, feira do livro e cd românticos, teatro, oficinas de reiki, yoga e danças orientais, e claro, a indespensável música com fados e actuações ao vivo das bandas "Virgem Suta" e "Donna Maria". Para consultares detalhadamente o programa, é só ires a www.festivaldoamor.com.

terça-feira, outubro 18, 2005

Cinema: "O Castelo Andante"

Título Original: Hauru no Ugoku Shiro
Realização: Hayao Miyazaki
Com:
Versão Inglesa (vozes): Emily Mortimer, Jean Simmons, Christian Bale, Lauren Bacall, Billy Crystal;
Versão Portuguesa (vozes): Márcia Leal, Albano Jerónimo, Rui de Sá, Vitor Emanuel, João Secundino, São José Correia, Joana Seixas;
Versão Original (vozes): Chieko Baisho, Takuya Kimura, Akihiro Miwa
Site oficial: www.
disney.go.com/disneypictures/castle/
Género: Animação
M/6
Japão, 2004
119 minutos

Sinopse:
Depois do sucesso internacional de "A Princesa Mononoke" e "A Viagem de Chihiro", o mago da animação Hayao Miyazaki regressa com mais um filme cheio de magia. Sophie, uma típica adolescente de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando se cruza acidentalmente com o misterioso mas belo feiticeiro Howl. Consequentemente é transformada numa mulher de 90 anos pela vaidosa e perversa Bruxa do Desperdício. Ao embarcar numa incrível odisseia para quebrar a maldição, Sophie encontra refúgio no castelo andante de Howl onde conhece Markl, o aprendiz de Howl, e um impetuoso demónio de fogo, Calcifer. O amor e o apoio de Sophie vão ter um enorme impacto em Howl, que, em tempo de guerra, vai arriscar a sua vida para ajudar a trazer paz ao reino. Um filme a não perder que venceu entre outros, o Prémio Ossella de Ouro (Festival de Veneza 2004) e os Prémios do Público e Especial do Júri (Festival de Sitges 2004).

Música: "Lisboa Live`n`Loud 2005"

"Lisboa Live`n`Loud" é um evento dividido por três datas (28, 29 e 30 de Outubro, sempre às 19:00 horas) e realiza-se na entrada do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, antecedendo a noite da cerimónia dos "MTV Europe Music Awards 2005" prevista para 3 de Novembro. Na primeira noite do «Lisboa Live`n`Loud» (28) denominada «World Music Night» estão agendadas as actuações de Terrakota, MTV Best African Nominees, e o germânico Gentleman. A «Urban Hip-Hop Night», no dia 29, recebe em palco Sagas, Sam The Kid, Nel Assassin, Expensive Soul e o nomeado Boss AC. A última noite («Indie Night») está reservada aos Mesa, WrayGunn e os nomeados Blasted Mechanism. O preço dos bilhetes varia entre 10 (1 dia) e 25 euros (3 dias).

E por falar em bilhetes, a MTV Portugal coloca à venda esta Terça-Feira os bilhetes para a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Música. Apesar de se desconhecer o total de bilhetes que serão colocados à venda, a organização revela que não serão muitos dado o número de artistas convidados e a própria estrutura do espectáculo. Os bilhetes poderão ser comprados nas lojas FNAC, Corte Inglés e Pavilhão Atlântico, ao preço único de 50 euros e com um limite de dois ingressos por pessoa.

Agenda de Concertos de 18 a 21 de Outubro

Terça-Feira, dia 18 de Outubro

Mark Eitzel - Santiago Alquimista, Lisboa 21:30


Quarta-Feira, dia 19 de Outubro


Andarilho - Santiago Alquimista, Lisboa

Carlos Bica - Hot Club, Lisboa 23:00

Hipnoid - Culto, Cacilhas

The Clientele - O Meu Mercedes, Porto


Quinta-Feira, dia 20 de Outubro

Animal Collective + Alan Courtis - Terminal do Cais de Sodré, Lisboa 23:00

Narcotango - Hard Club, Gaia 21:00

The Unplayable Sofa Guitar - Tertúlia Castelense, Maia 23:30


Sexta-Feira, dia 21de Outubro

Orishas + Wray Gunn - Pavilhão 1 do Estádio Universitário, Coimbra

Desire + Hyubris + Hordes of Yore + Heavenly Bride - Mercado da Ribeira, Lisboa 22:00

Charlie & the Blues Cats - Santiago Alquimista, Lisboa

Frequency + Reckless - Porto-Rio, Porto 23:00

Monno - ZdB, Lisboa 23:00

Narcotango - Clube Lua, Lisboa 22:00

Old Jerusalem - Tertúlia Castelense, Maia 23:30

Peste & Sida - Tomar

Phil Kayes + Filarmónica Gil + Homem Mau - Covilhã 23:00

domingo, outubro 16, 2005

Cultura: 1º Festival das Companhias Descentralizadas de Teatro

Desde ontem e até dia 29 des-te mês, Faro acolhe o 1º Festival das Companhias Des-centralizadas de Teatro. Um conjunto de companhias de teatro profissionais com sede de actuação fora das áreas urbanas de Lisboa e do Porto, promove a primeira edição deste evento. Os espectáculos serão apresentados no Teatro Lethes, em Faro, havendo lugar também para um Workshop subordinado ao tema “O Jogo Dramático como ferramenta para o Ensino”, que decorrerá na Escola Superior de Educação, no dia 21, a partir das 11h00.
Para informações e reservas pelo telefone, podes ligar para o 289 820 300, entre as 10h30 e as 17h30 nos dias úteis.

sábado, outubro 15, 2005

Onda Curta, edição nº 17

Hoje, dia 15 de Outubro, o blog do Onda Curta faz precisamente um mês. Foi no dia 15 de Setembro que foi colocada online a primeira postagem. Este mês fica marcado por uma tentativa crescente de divulgação dos novos projectos da música nacional. E não só... algumas curiosidades assim como as rúbricas do programa têm tido lugar neste espaço web. Muito mais gostaria de ter feito, mas o tempo disponível para tal não tem sido o ideal. Desde já a todos os que acompanham este projecto, as minhas sinceras desculpas, se este blog, de algum modo, não tem correspondido às expectativas. Mas também agradeço todo o feedback que tem chegado através dos comentários às postagens neste blog. Espero que se intensifiquem num futuro próximo e que contribuam com notícias e sugestões, utilizando por exemplo o endereço ondacurta.rvidigueira@iol.pt. Neste Sábado, ao longo das normais duas horas de emissão, novamente destaque para os Virgem Suta, banda de Beja, da qual escutámos os temas "Sociedade da Ganância" e "Tempo com falta de tempo". Na rúbrica de Ciência & Tecnologia, realce para o lançamento do "iPod Video" e para o aniversário da tartaruga Harriet, um espécime analisado por Charles Darwin que faz 175 anos. A nível de estreias cinematográficas, foram apresentados os filmes "O Castelo Andante", mais uma obra de animação do japonês Hayao Miyazaki e ainda "Últimos Dias" de Gus Van Sant, um filme baseado na vida de Kurt Cobain, vocalista dos míticos Nirvana.


O Onda Curta regressará no próximo fim-de-semana, no horário habitual (mas desde já aviso que para breve o horário do programa será alterado), provavelmente com alguns novos trabalhos nacionais. Até lá continuem a ouvir a Rádio Vidigueira!

sexta-feira, outubro 14, 2005

Tecnologia: TMN lança acesso à Net em UMTS

A TMN lançou um serviço de acesso à Net sem fios, que opera nas redes de Terceira Geração de Telemóveis (UMTS ou 3G) e que custa 29,90 euros mensais. O novo serviço da TMN destina-se a computadores portáteis que acedem à Net através de placas 3G. Em comunicado, a TMN informa que o lançamento do Acesso Giga é acompanhado de uma promoção que estará em vigor até 31 de Dezembro e que prevê a oferta de 10GB de tráfego por mês. Mas esta não é a única “oferta” da TMN: quem subscrever o serviço por 12 meses terá direito a navegações gratuitas e ilimitadas entre as 1h00 e as 7h00 de todos os dias. O serviço permite uma largura de banda máxima de 384Kbps nas áreas cobertas pelas redes UMTS. Nos locais não cobertos por estas redes, o acesso à Net faz-se através de uma largura de banda idêntica ao GPRS, disponível na maioria dos telemóveis actuais.

quarta-feira, outubro 12, 2005

Cinema: "Alice"

Título Original: Alice
Realização: Marco Martins
Com: Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Miguel Guilherme, Ana Bustorff
Site oficial:
www.madragoafilmes.pt/alice
Género: Drama
Classificação: M/16
Portugal, 2005
112 min

Sinopse:
Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez. Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu.A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal... A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente mas essa procura obstinada e trágica, é talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer.

Música: Cartaxo ao rubro esta Quinta-Feira

Blind Zero e Mesa lideram o cartaz do evento, a decorrer esta quinta-feira (13 de Outubro) no Cartaxo. A povoação ribatejana vai ainda poder assistir a actuações de Viviane, Post-Hit, The Plot e Sir Giant. Os concertos realizam-se no Parque de Exposições a partir das 20h00. A entrada é livre.

terça-feira, outubro 11, 2005

Agenda de Concertos de 11 a 14 de Outubro

Terça-Feira, dia 11 de Outubro

Expensive Soul & Jaguar Band - Escola Superior de Saúde, Monte da Caparica 22:00

Portal do Reggae Soundsystem – Fnac, GaiaShopping 21:45


Quarta-Feira, dia 12 de Outubro

Boitezuleika – ESAVE, Póvoa de Lanhoso

Riddim Culture Soundsystem – Fnac, GaiaShopping 21:45

The Bloom - Fnac Sta. Catarina, Porto 18:00


Quinta-Feira, dia 13 de Outubro

Clã - Santiago Alquimista, Lisboa

Françoiz Breut + Bastien Lallemant - Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra 21:30

Madvision - Fnac, CascaiShopping 21:30


Sexta-Feira, dia 14 de Outubro

Alexandre Soares + Jorge Coelho + The Unplayable Sofa Guitar - Orfeão Velho, Leiria 22:00

Micro Audio Waves - Biblioteca Municipal, Barcelos 22:00

Ordo Rosarios Equilibrio + Spiritual Front – Culto, Cacilhas 22:00

Supernada – Uptown, Porto 23:00

The Peppermints + d3ö – ZdB, Lisboa 23:00

Tribo de Jah + One Sun Tribe - Gare Marítima de Alcântara, Lisboa

sábado, outubro 08, 2005

Opinião: Domingo dia 9, o dia tão esperado...

Este ano de 2005, é um ano em cheio para os adeptos do desporto político. Foram as legislativas em Fevereiro, agora as autárquicas em Outubro e as Presidenciais em Janeiro. Neste ano de intensas emoções e expectativas, Portugal mais uma vez, mergulhou no "reality show" mais mediático da sua sociedade. Foram horas e horas de destaques nas televisões e nas rádios, páginas atrás de páginas nas revistas e jornais. A internet surgiu como complemento a quem não tem ou quer ter mais voz, e as conversas de rua foram mais que muitas. Fomos inundados por outdoors nas ruas e panfletos nas caixas de correio. Com tanta informação, era de esperar que este Portugal, desse finalmente o salto em termos de literacia e passasse a ocupar os lugares cimeiros dos "tops" de desenvolvimento! Talvez tenhamos surpresas no próximo relatório da ONU! Ou talvez não... O mundo político vai amanhã conhecer o segundo de três extâses tão esperados no espaço de um ano. E isto tudo para quê? Irá a sociedade obter com isto, um novo impulso a nível de educação, cultura ou economia? Aconteça o que acontecer, certamente muitos de nós estaremos por cá na devida altura de tirar novamente conclusões. Mas como essa próxima oportunidade ainda está distante, resta-nos o dia de amanhã, o único dia dos próximos quatro anos em que os cidadãos podem mudar qualquer coisa nas suas localidades de residência, através do seu direito de voto. E é por esses quatro anos em que estaremos completamente à margem do poder de decisão dos políticos locais, que amanhã deveremos ponderar muito bem o voto, e decidir. Decidir um futuro. Um futuro de mudança ou um futuro inalterado. Cabe a cada um de nós decidir. A nós e não a eles... pelo menos a nível local.

Onda Curta, edição nº 16

Numa tarde de Sábado quente demais para as temperaturas que o mês de Outubro nos tem habituado, o Onda Curta de hoje trouxe uma surpresa a iniciar a emissão: "Viver" um tema retirado da maquete dos Virgem Suta, um novo projecto nacional que começa a dar primeiros passos no panorama musical português. Ao longo das duas horas do programa, foram muitos os sons que se fizeram ouvir, mas o destaque vai ainda para outra novidade: no início da segunda hora, estreia de "Porto Rio", mais um tema dos Peste & Sida, a antever o regresso aos originais marcado já para 2006. De realçar que este tema pode ser obtido em www.espantaespiritos.com, de forma legal e gratuita. Ainda no decorrer da edição de hoje, foram apresentados dois filmes, o primeiro, "Guardiões da Noite", do russo Timur Bekmambetov, e o segundo e grande destaque da semana, o filme "Alice", que marca a estreia de Marco Martins na realização, e que conta com um notável desempenho de Nuno Lopes no papel de Mário, o pai da desaparecida Alice. Um filme imperdível que venceu o prémio Regards Jeunes da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Já na rúbrica de Ciência e Tecnologia, ficámos a saber, entre outros, que já existem robots que conseguem andar de bicicleta! Na música, atenções viradas para dia 3 de Novembro, pois Lisboa receberá os MTV Music Awards 2005. Podes votar nos artistas portugueses em http://ema.mtv.pt .


Mais novidades apenas durante a semana neste blog e no próximo sábado no Onda Curta. Até lá, enviem as vossas notícias, sugestões ou porque não, as vossas músicas (caso tenham uma banda) para ondacurta.rvidigueira@iol.pt. Até lá oiçam a Rádio Vidigueira e aproveitem para votar no Top através do endereço topradiovidigueira@iol.pt!

sexta-feira, outubro 07, 2005

Cultura: Lygia Fagundes Telles recebe o Prémio Camões 2005

A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, vencedora do Prémio Camões 2005, vai receber o galardão quinta-feira, numa sessão solene na Fundação de Serralves, Porto, por ocasião da VIII Cimeira Luso-Brasileira. De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Cultura, estarão presentes na cerimónia os presidentes da República de Portugal e do Brasil, respectivamente, Jorge Sampaio e Lula da Silva, e os ministros da Cultura, Isabel Pires de Lima e Gilberto Gil. Instituído em 1988 por ambos os países, o Prémio Camões é o maior galardão literário dedicado à literatura de língua portuguesa.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Cinema: "Uma chamada perdida"

Título Original: One Missed Call
Realização: Takashi Miike
Com: Kou Shibasaki, Shinichi Tsutsumi e Kazue Fukiishi
Site oficial:

www.llamadaperdida.net
Género: Terror
Classificação: M/16
Japão, 2003
112 min

Sinopse:
Um grupo de jovens estudantes diverte-se numa festa. Tudo parece estar bem, até que o telemóvel de Yoko toca com uma melodia desconhecida. Sem conseguir atender a tempo, Yoko vê que tem "Uma Chamada Perdida". O estranho é que é do seu próprio número, com data futura, dali a três dias. Mais perturbadora é a mensagem deixada no voice-mail: a sua voz, num grito de extrema agonia. Tudo poderia ser uma partida. Mas, passados esses três dias, à hora da chamada efectuada, Yoko morre. Alguns dias depois, outra pessoa presente na festa, Kenji, recebe também "Uma Chamada Perdida", do seu próprio número, com data futura. Também a mensagem no voice-mail é um grito de tormento. Passados três dias, Kenji morre à hora "suposta" com o mesmo grito. A melhor amiga de Yumi, Natsumi, recebe também uma chamada com o mesmo arrepiante toque. Mas agora a mensagem tem vídeo. O instrumento do medo é, neste filme, a mais banalizada das ferramentas da vida moderna, uma da qual dependemos mais do que o desejável – o sempre omnipresente telemóvel. "Uma Chamada Perdida" foi realizado por um dos mais prolíficos realizadores japoneses, mestre do gore, Takashi Miike, que já assinou entre outros "Gozu", "Ichi the Killer" e "Audition".

Destaque: Editora Bor Land festeja 5 anos de vida

A editora portuguesa Bor Land está de parabéns. Fundada em Outubro de 2000 e ao longo destes últimos cinco anos, surpreendendo tudo e todos ao apostar em novos projectos como Old Jerusalem, Complicado, Norton ou The Unplayable Sofa Guitar. Pela vontade de produzir e editar discos de qualidade, a Bor Land conquistou de forma singular um lugar de destaque, sendo actualmente uma das mais importantes e bem sucedidas editoras independentes portuguesas. Em tom de aniversário, Outubro é presenteado com concertos, a edição de “Can Take You Anywhere You Want”, uma compilação composta por um duplo-cd e o novo trabalho a solo do contrabaixista Carlos Bica, “Single”. Aqui ficam, algumas datas de concertos, de artistas publicados por esta editora:

06 Outubro
Alexandre Soares/Jorge Coelho :: O Meu Mercedes :: Porto :: 23h30

08 Outubro
Rose Blanket + The Unplayable Sofa Guitar :: Passos Manuel :: Porto :: 22h30

15 Outubro
Complicado + Bildmeister :: Antigo Orfeão :: Leiria :: 22h
Carlos Bica :: Forum Cultural José Manuel Figueiredo :: Moita :: 22h
The Unplayable Sofa Guitar :: Sociedade Harmonia Eborense :: Évora :: 23h

17 Outubro
Carlos Bica :: Fnac Chiado :: Lisboa :: 18h
Carlos Bica :: Fnac Colombo :: Lisboa :: 22h

19 Outubro
Carlos Bica :: Hot Club :: Lisboa :: 23h

20 Outubro
The Unplayable Sofa Guitar :: Tertúlia Castelense :: Maia :: 23h

21 Outubro
Old Jerusalem :: Tertúlia Castelense :: Maia :: 23h

22 Outubro
Carlos Bica + Alexandre Soares/Jorge Coelho :: Galeria Zdb :: Lisboa :: 23h

28 Outubro
Ölga :: O Meu Mercedes :: Porto :: 23h30

segunda-feira, outubro 03, 2005

Lançamento: Clã editam "Vivo"

"Vivo", o primeiro registo de palco dos Clã, chega hoje, dia 3 de Outubro, às lojas. O disco, composto por 24 temas gravados em diversas salas do país, entre 2000 e 2004, conta com a prestação de alguns convidados especiais, entre os quais, Adolfo Luxúria Canibal, Manuel Cruz ou Arnaldo Antunes. A edição especial de "Vivo" vem acompanhada por um DVD com imagens exclusivas de bastidores.

sábado, outubro 01, 2005

Onda Curta, edição nº 15

Hoje é dia 1 de Outubro, dia internacional da Água, do Idoso e da MÚSICA! E música é coisa que nunca falta neste programa! Ao longo de duas horas, os novos projectos da música nacional têm o seu espaço na Rádio Vidigueira. O objectivo é simples: dar a conhecer ao público, o que de melhor e de diferente se faz pelos jovens artistas. Em destaque hoje, estiveram mais uma vez os recentes projectos de Boîte Zuleika, Complicado, Mesa, The Ultimate Architects, d3ö, Funami, Viviane, Post Hit, entre outros. Na rúbrica de Cinema foram apresentados os filmes "Uma chamada perdida" do mestre japonês Takashi Miike e ainda "A dama de honor" do francês Claude Chabrol. Entre o cinema e a música, o Fundão durante uma semana está de festa com o IMAGO 2005, o Festival Internacional de Cinema Jovem, onde irão actuar entre outros, Kubik, Old Jerusalem e Norton. Na rúbrica de Ciência & Tecnologia, ficou a saber-se, por exemplo, que finalmente foi fotografada uma lula gigante em actividade nas águas do Pacífico ou que a ESA tenciona construir conjuntamente com a Rússia, um veículo espacial tripulável.


Para a semana haverá mais novidades mas até lá, espero as vossas sugestõs ou comentários em ondacurta.rvidigueira@iol.pt. Continuem a escutar a Rádio Vidigueira e aproveitem para concluir acerca das intenções de voto para o próximo dia 9 de Outubro!